OS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS têm sérias limitações de recursos financeiros, tecnológicos e de pessoas e não vão conseguir gerir adequadamente o meio ambiente sem uma forte parceria com o setor privado. Assim, este livro defende a tese de que a preservação ambiental no Brasil depende da iniciativa privada, que tem tecnologia, inteligência, dinamismo e recursos para investir em projetos ambientais.
Este livro mostra que preservar o meio ambiente é um bom negócio que gera lucros e impactos muito positivos para as empresas: aumento de reputação e credibilidade perante seus stakeholders; aumento de vendas; ampliação de competitividade; taxas de juros mais baratas para empréstimos e financiamentos; receitas provenientes da realização de atividades de ecoturismo etc. Revela e explica ainda ao longo dos capítulos diversas oportunidades interessantes de negócios envolvendo o meio ambiente para a iniciativa privada: concessões de unidades de conservação, combate ao desmatamento, créditos de carbono, serviços de qualidade ambiental urbana e conversão de serviços ambientais.
Além das oportunidades de negócios que a preservação do meio ambiente oferece, com a maior conscientização e as pressões crescentes de clientes, investidores e sociedade civil, a sustentabilidade ambiental hoje é um tema de importância fundamental para a perenidade das empresas.