Está tentando ajudar, mas não está dando certo?
Ajudar outras pessoas é algo bom. Se você é líder, gerente, doutor, professor ou coach, ajudar pessoas é algo essencial para seu trabalho. No entanto, até mesmo as pessoas mais bem-intencionadas e que se esforçam para ajudar podem cometer erros baseados em uma simples verdade: sempre tentamos “consertar” as pessoas, seja corrigindo problemas ou preenchendo as lacunas, onde elas estão e onde pensamos que deveriam estar.
Infelizmente, isso não funciona para inspirar um aprendizado sustentado ou uma mudança positiva.
Há uma maneira melhor de ajudar. Neste livro poderoso e prático, Richard Boyatzis, expert em inteligência emocional, e seus colegas da Weatherhead School of Management, Melvin Smith e Ellen Van Oosten, trazem, de maneira simples, uma mensagem que pode ser bem útil. Os autores afirmam que o modo de ajudar alguém a aprender e mudar não pode ser focado em consertar os problemas. Pelo contrário, precisa conectar a visão positiva de alguém consigo mesmo, com um sonho inspirador ou com algum objetivo pessoal que se espera realizar há algum tempo. É isso que os grandes coaches fazem. Eles sabem que as pessoas obtêm energia de suas visões e de seus sonhos, e essa mesma energia sustenta seus esforços para mudar, mesmo em tempos difíceis. Em contrapartida, as abordagens que focam o centro do problema podem despertar respostas fisiológicas que deixam a pessoa na defensiva e menos aberta a ideias.
Os autores utilizam histórias reais ricas e comoventes, assim como décadas de pesquisas originais, para demonstrar como esse método positivo e diferenciado de coaching, chamado de “coaching com compaixão”, pode despertar nas pessoas o pensamento criativo e ajudá-las a aprender e crescer de maneira significativa e sustentável.
O livro Ajudando pessoas a mudar conta com exercícios práticos sobre os temas abordados, o que ajuda a autorreflexão do aprendizado. Este livro modificará para sempre a maneira como todos nós pensamos e agimos quando tentamos ajudar alguém.